Publicado em: sex, 15/01/2021 - 16:30
Networking endorsement: Essas duas palavras em inglês podem soar arrogantes para grande parte dos profissionais. E – dependendo da forma e do ambiente que é usada – será. Contudo, essas duas palavrinhas se constituem em uma dica crucial para profissionais desenvolverem suas carreiras. A sua rede de relacionamentos ou, como preferem alguns, a sua Network pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua atividade profissional. Isso porque a prestação de serviços profissionais especializados, como o de Arquitetura, Advocacia, e Contabilidade, dentre outros, depende fortemente do endosso que você consegue obter. Então, o networking endorsement é basicamente um aval que seus colegas de trabalho lhe conferem para que os futuros empregadores e/ou parceiros de projetos possam confiar preliminarmente em você.
E esse endosso na verdade funciona como uma garantia de reputação. As pessoas que lhe recomendam, acabam atrelando a reputação à sua, tendo em vista que – de certo modo – se responsabilizam pela indicação que fazem. E isso obviamente aumenta a sua responsabilidade frente ao amigo que lhe recomenda. Fracassar com um cliente indicado significa quebrar o pacto de confiança que ficou estabelecido a partir da recomendação feita.
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Se a indicação é – na maioria dos casos de serviços profissionais – crucial para o alcance de novos clientes, atente para o fato de que as pessoas não lhe indicarão se perceberem que você não é capacitado para acolher novos clientes. E os sinais dessa limitação podem ser emitidos por você mesmo, ao agir das seguintes maneiras: conversar com amigos sobre como odeia o seu trabalho; postar em redes sociais que prefere uma balada à capacitação profissional; escrever ou falar incorretamente; chegar invariavelmente atrasado a compromissos; zombar ou revelar informações de clientes, obtidas em razão de seu exercício profissional (que é crime).
Nessa linha, a indicação de formação relacionada ao tema em discussão requer que você melhore sua Inteligência Emocional e Intuitiva. Ao desenvolver essas expertises, você se qualificará como um profissional apto a agregar novos valores essenciais ao seu comportamento e relacionamento. Garanto que isso será um divisor de águas em sua vida profissional. Acesse o curso Inteligência Emocional e Intuitiva e avance nessas competências. Você só tem a ganhar.
Lembra da série do Dr. House? O cara era simplesmente um gênio. Mas, percebe como ele sempre bate nas pessoas que estão ao seu redor? Isso acabou implodindo muitos de seus relacionamentos pessoais e profissionais, atrapalhando (e muito) a sua carreira médica. Pois é... Inteligência Emocional e Intuitiva são duas das qualidades que podem (devem) ser treinadas. Por isso reforço a recomendação para que você dê uma atenção ao tema e por isso mesmo sugiro o curso acima.
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Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br
Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.