Publicado em: sab, 13/03/2021 - 15:28
Frequentemente recebo mensagens de contatos no LinkedIn perguntando minha opinião sobre suas ideias para novos negócios. E quase sempre percebo que falta – na maioria – um melhor nível de conhecimento sobre etapas básicas que uma ideia deve seguir até que se materialize em um negócio propriamente dito.
Há também os colegas que pensam que a ideia é algo único e valiosíssimo. Isso mesmo. Muitos candidatos a empreendedor têm a falsa impressão de que a ideia é algo que não pode sequer ser compartilhado. Não é bem assim. A ideia tem valor, sim. Mas, muito valiosa é a estratégia de desenvolvimento. Ou seja, a ideia é 20%, enquanto que a execução é 80%.
E, sempre que quero explicar sobre o poder da execução sobre o valor da ideia, eu uso o exemplo de pelo menos três matérias que me chamaram muito a atenção em relação às inciativas empreendedoras.
Curso Criando um novo Negócio – Ideias, Oportunidades e Análise de Mercado
Vamos então aos exemplos para que fique mais claro o que eu quero dizer:
Lata com ar abençoado. Em 2016 eu me deparei com uma matéria no jornal português ‘Diário de Notícias’ que me chamou muito a atenção. Um empresário passou a ‘enlatar’ o ar colhido nas redondezas do santuário de Fátima, em Portugal e vendia cada lata – à época – por três Euros (algo equivalente a R$ 16,00 hoje). Vou deixar no final desse texto o link para você acessar a matéria e ver como foi a sacada desse empresário;
Bosta na lata. Em 2018 meu espanto foi com o título de uma reportagem do site PEGN de que o negócio de ‘Bosta na Lata’ faturava R$ 210mil/ano. O título por si só já chama atenção. E o produto é vendido com esse nome mesmo: O ‘Bosta na Lata’ é um mix de adubo para pequenos jardins. No final desse texto você encontra o link para a matéria completa.
Pote com bilhetes. Em 2019 eu li uma matéria muito interessante sobre uma mulher que – demitida – passou a produzir potes com bilhetes coloridos dobrados, com mensagens motivacionais. Vou deixar o link da matéria completa no G1 para você ficar sabendo de todos os detalhes.
Então, se você realmente quer criar um negócio, eu recomendo fortemente que você primeiro estude as fases de criação. O curso que indico acima é um excelente ponto de partida. A partir do momento em que você aplica tempo em formação, você reduz drasticamente as chances de fracasso. Isso não significa que – fazendo cursos, estudando e aplicando todas as regras – você fica isento de erro. Na nã ni nã nã! Isso só significa que você reduz a probabilidade de cometer erros absurdos.
Bom, por enquanto é só! Se você quer se aventurar no mundo dos negócios, eis aqui algumas dicas iniciais.
Ah! E se você tiver qualquer dúvida, eu vou te acompanhar nesse curso inteiro. Se inscreva para começar a materializar seu sonho de empreendedorismo!
Suce$$0!
Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica. Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.
REFERÊNCIAS:
- https://www.dn.pt/sociedade/ar-abencoado-de-fatima-a-venda-por-tres-euro...
- https://revistapegn.globo.com/Feira-do-Empreendedor-SP/noticia/2018/04/c...
- https://g1.globo.com/economia/pme/pequenas-empresas-grandes-negocios/not...