Publicado em: qua, 02/03/2022 - 15:06
A violência urbana no Brasil tem revelado números alarmantes, comparáveis a situações de guerra, dado o número de vítimas fatais todos os anos. Mesmo com as estatísticas
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2021 apresenta os seguintes capítulos, com uma variedade de gráficos, tabelas e mapas que dão uma (triste) dimensão da tragédia que se transformou a violência no país.
PARTE 1 – ESTATÍSTICAS CRIMINAIS POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO (2019-2020)
Mortes violentas intencionais
Vitimização e letalidade policial
Desaparecimentos
Crimes contra o patrimônio e Entorpecentes Injúria racial e LGBTQI+
Outros registros
Violência doméstica e sexual
PARTE 2 - ESTATÍSTICAS CRIMINAIS POR CAPITAIS (2019-2020)
PARTE 3 - ARMAS DE FOGO
PARTE 4 - GASTOS COM SEGURANÇA PÚBLICA
PARTE 5 - SEGURANÇA PRIVADA
PARTE 6 - FORÇA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA E OPERAÇÕES DE G.L.O.
PARTE 7 - SISTEMA PRISIONAL
PARTE 8 - VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PARTE 9 - ESCUTA DE POLICIAIS E DEMAIS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA NO BRASIL
PARTE 10 - MAPA DAS POLÍCIAS E DOS CORPOS DE BOMBEIROS MILITARES
PARTE 11 - APÊNDICE METODOLÓGICO
Trata-se de um relatório com mais de 370 páginas, que se constitui numa fonte essencial de pesquisa quando se deseja conhecer a realidade do cenário de violência no Brasil. Esse anuário deveria servir como um mapa de pistas para orientar os investimentos em políticas públicas, bem como na atuação da polícia menos repressiva e mais próxima do modelo de polícia comunitária. Pesquisas apontam que o policiamento comunitário, voltado à comunidade e com foco na resolução de problemas comunitários melhora o ambiente de segurança pública, reduzindo a violência e a cultura do medo.
Curso Capacitação em Políticas de Segurança Pública
Se você quer saber mais sobre o tema, pode participar de diversas maneiras: Fazendo parte de nosso Corpo Docente; enviando suas perguntas e sugestões de novos Cursos, Seminários, Palestras e Workshops; e propondo novas ações de Educação a Distância na área. Envie-me por e-mail sua opinião sobre o que podemos fazer para melhorar nossas ações na Educação a Distância.
Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria