A igualdade é um dos princípios basilares da nossa Constituição Federal. Um dos objetivos fundamentais da nossa República é a promoção do bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
Um homem negro, residente no Rio de Janeiro, trabalhador formal, está com prisão preventiva decretada desde outubro de 2020, acusado de participar de um assalto à mão armada em Bangu, bairro carioca. O curioso neste caso é que a acusação se deu com base apenas em reconhecimento fotográfico feito pela vítima do roubo, que disse ter identificado o homem na imagem da sua Carteira Nacional de Habilitação. Tal documento foi encontrado no carro que outrora teria sido utilizado para assaltar o homem acusado, no mesmo dia e bairro.
Dos EUA vêm cenas de violência policial extrema, notadamente contra pessoas pretas. Por lá, os recentes episódios culminaram com a morte de George Floyd em Minneapolis e com Jacob Blake levando sete tiros pelas costas, deflagrados pela polícia de Kelosha, deixando-o – muito provavelmente – aleijado, paralítico abaixo da linha da cintura.