Publicado em: seg, 04/04/2022 - 10:11
Mesmo após o rebaixamento da pandemia do Covid-19 para a situação de endemia, o ambiente do ensino superior e de cursos técnicos certamente não será mais o mesmo. Até fevereiro de 2020, todos nós já contávamos com diversas ferramentas tecnológicas para ministrar aulas na modalidade online.
Contudo, havia pouco ou nenhum interesse de muitas Instituições de Ensino Superior - IES e Escolas Técnicas em relação ao desenvolvimento de disciplinas no formato EaD. Há que se acrescentar que – também por parte dos próprios estudantes – havia um misto de ceticismo e descrença em relação ao modelo.
Logo no início da pandemia, uma pesquisa realizada pelo Instituto Península, repercutida pela Revista Educação revelava que mais de 80% dos professores não se sentiam prontos para ministrar aulas online. As reações que o país assistiu logo em seguida, foram distintas nas IES privadas em relação às públicas.
O ano de 2022 marca o declínio das taxas de contágio, internações e mortes, em função da vacinação em massa. A partir daí, a expectativa é de que todas as aulas sejam retomadas na modalidade presencial, naqueles cursos que são autorizados nessa modalidade.
A pandemia, contudo, acelerou a decisão de muitas IES e Escolas Técnicas de solicitarem credenciamento e autorização para ministrarem cursos na modalidade a distância. Esse movimento não se dá apenas na iniciativa privada. Em agosto de 2021 o MEC anunciou que tem um plano para expandir o Ensino a Distância em Universidades Públicas.
Até mesmo centenas de processos de autorização de IES - para ministrarem cursos de graduação em Direito - que estavam parados há anos, passaram a avançar. Enquanto a OAB se posiciona contrária à medida, há uma forte pressão das IES na direção oposta.
Desse cenário, o que pode se concluir? Que, cada vez mais, os professores universitários e de cursos técnicos devem se capacitar em programas de Didática do Ensino Superior e Docência Digital. Somente pela via da qualificação profissional será possível aos docentes a manutenção de uma postura relevante nesse novo cenário, junto às IES e Escolas Técnicas.
Quer saber mais sobre os programas de capacitação docente da Unieducar? Acesse nosso site, na área de Cursos sobre EaD e E-Learning ou entre em contato com nosso time de suporte, por qualquer um de nossos Canais de Atendimento online.
Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria Unieducar