Publicado em: ter, 01/09/2020 - 15:36
Agosto é o mês escolhido pela ONU para comemorar o aleitamento materno. Denominado Agosto Dourado, essa nomenclatura tem a ver com o fato de o leite materno ser reconhecido mundialmente como alimento padrão-ouro. A iniciativa visa incentivar o aleitamento materno. Entretanto, a temática é atemporal e agora, as mães de primeira viagem têm outros desafios a enfrentar, como o fato de amamentar o seu bebê em meio a uma pandemia.
A Unicef, em dados divulgados em maio, estimou que 116 milhões de bebês vão nascer no mundo durante a pandemia da Covid-19. No Brasil, esse número chega em 2,3 milhões , colocando o país entre os com maior número de nascimentos esperados.
Sobre o aleitamento, a Unicef anunciou que as mães "continuem amamentando o bebê, mesmo que estejam infectadas ou suspeitem estarem infectadas, pois o vírus não foi encontrado em amostras de leite materno", porém, o órgão ainda alerta que neste momento da alimentação do bebê a mãe deve usar máscara e lave as mãos antes e depois de tocar o bebê.
Ou seja, as dúvidas que cercam as mães durante a amamentação continuam sendo as mesmas e o curso do professor Marcus Renato de Carvalho, que além de ensinar Pediatria e Puericultura na UFRJ, é especialista em amamentação e autor do livro “Amamentação - bases científicas", vem para ajudar neste momento.
No curso Manejo Clínico da Amamentação é possível aprender sobre os benefícios do leite materno e da amamentação e para o lactente, para a mãe e para a sociedade. O desmame também é um outro assunto abordado nas aulas, já que é um tema envolto de muitas polêmicas.
Retorno ao trabalho e a amamentação: A volta ao mundo do trabalho, principalmente neste período que ainda estamos em pandemia, para as mães e toda a família é um momento de muita angústia. Sobre o tema, a AMA Consultoria Materno Infantil desenvolveu um para este momento da vida dos pais, intitulado amamentação, retorno ao trabalho e vida social: é possível conciliar!
Há também cursos que ensinam a prática em amamentação e suas técnicas, bem como o de treinamento de babás teoria e prática. O foco dos cursos relacionados ao aleitamento materno é nos cuidados que envolvem a ordenha e a oferta do leite materno e destina-se a mães, pais, cuidadores de bebês, profissionais da saúde e interessados na temática.
Tutoria Unieducar