Publicado em: sex, 26/08/2022 - 10:53
O suicídio é considerado um comportamento “democrático”, que independe de raça, cor, idade, gênero, escolaridade, nível social ou credo e pode ser compreendido como resultado de uma intensa dor psíquica.
No caso de crianças e de adolescentes, o suicídio é, muitas vezes, ignorado e considerado um ato impossível, uma vez que estas fases da vida estão, geralmente, associadas à ingenuidade e a total falta de sofrimento psíquico.
Sabe-se que este é um tema delicado e repleto de nuances, em que cada caso necessita de uma análise minuciosa. No entanto, alguns fatores de risco podem estar associados ao risco de suicídio em crianças e em adolescentes (apesar de nem sempre estarem presentes), como é o caso do Bullying.
Da mesma forma, existem fatores de proteção que precisam ser reconhecidos e identificados, de forma a promover manejo e intervenções adequadas do comportamento suicida.
Curso online Comportamentos Suicidas na Infância e na Adolescência
O curso online, Comportamentos Suicidas na Infância e na Adolescência, objetiva fomentar e ampliar o diálogo sobre esta preocupante realidade, fornecendo subsídios para a prevenção destes, abordando suas principais características, conceitos norteadores, a concepção de morte para crianças e adolescentes, sinais de alerta, entre outros.
Destinado a profissionais e estudantes de diversas áreas, o curso possui carga horária de 40 horas e oferece certificado, sob a tutoria da Psicóloga, Mestranda em Psicologia Clínica, Rita de Cássia Tassi (CRP 23/1534), que atua como psicóloga clínica, há mais de 25 anos.
Time de Gestão de Conteúdo e Tutoria Unieducar