A violência é cada vez mais um fator de preocupação para indivíduos, famílias, empresas, instituições e governo. A cada dia, novas matérias estampam uma triste realidade de crescentes índices de violência.
Se por um lado a violência é aterradora, por outro, impulsiona um gigantesco mercado de serviços especializados em Segurança Privada. A área da Segurança Pública, por sua vez, alimenta uma grande cadeia de fornecedores em equipamentos, serviços e soluções em tecnologia.
Questões relacionadas à segurança pública, violência e criminalidade apontam para um aumento da violência e criminalidade. A conjuntura aponta para uma realidade - no brasil e no mundo – em que grupos terroristas e organizações criminosas cada vez mais se apoderam de nacos de nosso território.
A Lei No. 12.850 de 2013 considera organização criminosa a associação de 4 ou mais pessoas, estruturalmente ordenada e com divisão de tarefas, que tem o objetivo de obter vantagem, pela prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 anos, ou que sejam de caráter transnacional.
Como é uma definição longa, é importante individualizarmos seus sete elementos formadores, que são os seguintes: