O curso online “Administração Tributária e Processo Administrativo Fiscal” tem como finalidade oferecer uma visão abrangente e prática sobre o funcionamento da administração tributária no Brasil e os mecanismos legais do processo administrativo fiscal, que antecede a cobrança judicial de tributos.
Nos últimos anos, o avanço tecnológico tem alterado profundamente a forma como a Administração Tributária atua na identificação de irregularidades fiscais. Com a implantação da malha fiscal digital, o Fisco brasileiro passou a operar com uma capacidade inédita de cruzamento de dados, rastreamento de movimentações financeiras e integração entre esferas federativas.
Mas afinal, o que é a malha fiscal? E por que compreender o seu funcionamento se tornou essencial para profissionais da contabilidade, empresários e consultores tributários?
RESOLUÇÃO Nº 010/2023
Cria o curso de Especialização em nível de Pós-Graduação Lato Sensu - Pós-Graduação em Contabilidade e Orçamento Público, a ser oferecido pela Faculdade Unieducar.
A Direção da Faculdade Unieducar, no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, resolve aprovar a criação do curso de Pós-graduação Lato Sensu, segundo as especificações a seguir indicadas:
Com a propagação de inúmeras operações de investigação relacionadas a prática de crimes de corrupção, onde restaram comprovadas ações criminosas de agentes públicos, empresas estatais e privadas e grandes empresários no Brasil, surgiu uma nova percepção de responsabilização pelos possíveis desvios de conduta e de recursos públicos.
Unieducar lança programação de Seminários, palestras e workshops online gratuitos e certificados. Os eventos online são agendados para início e término conforme a programação concebida pela diretoria acadêmica da Unieducar.
Todos os programas são gratuitos e conferem certificação. Aos inscritos é franqueada a participação nos respectivos fóruns online de discussão, seja criando tópicos temáticos ou interagindo nos tópicos já criados pelos demais participantes.
O professor Alexandre Alcântara publicou em seu blog o artigo Presunção de omissão de saídas em matéria tributária, em que trata da ocorrência de fraudes contábeis.
No artigo, o professor aborda a comprovação - pela Administração Tributária – da omissão de saídas, que pode se dar por quaisquer dos meios lícitos e moralmente legítimos.
Para ler o artigo na íntegra, acesse:
A plataforma de EaD da Unieducar acaba de lançar um novíssimo curso online sobre Contabilidade Internacional – Aplicação de IFRS e CPC. Trata-se de um importante programa de qualificação e atualização profissional voltado – principalmente - aos estudiosos, pesquisadores, professores e profissionais de Contabilidade, Compliance e Finanças no Brasil. Além desses, podem se interessar pelo curso, os profissionais que já atuam ou desejam atuar em grandes empresas ou grandes escritórios de Contabilidade, Auditoria, Perícia, Consultoria e Compliance, por exemplo.
Todos os anos o mês de abril marca o período onde milhões de brasileiros se apressam para acertar as contas com o Imposto de Renda. E a pressa – na maioria das vezes – significa o cometimento de erros. A seguir veja quais são os mais comuns e o que fazer para escapar da malha fina da Receita Federal.
Aqui estão os sete erros mais comuns. Saiba como evitá-los:
A partir de 2004 com a publicação do primeiro grande estudo que a OCDE desenvolveu para entender o comportamento da Administração Tributária (AT) em diversos países desenvolvidos e emergentes, há uma série de constatações relativas à adoção – cada vez em maior escala – de ferramentas de Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial. Outra constatação importante diz respeito ao envelhecimento da força de trabalho no âmbito das AT’s.
Hoje vamos conversar sobre uma perversidade praticada pelo Estado brasileiro. Vamos explicar como o Brasil cobra mais impostos de quem é mais pobre. É isso mesmo. No Brasil, os pobres pagam mais imposto – proporcionalmente ao que ganham – do que os ricos. Isso significa que, quanto mais dinheiro você ganha no Brasil, menos imposto você precisa pagar.