Unieducar lança curso online Técnico em Secretaria Escolar

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: ter, 20/09/2022 - 10:43

Preparamos o presente artigo com o objetivo de dirimir dúvidas sobre o Curso online Técnico em Secretaria Escolar, em formato de Perguntas e Respostas.

O curso online Técnico em Secretaria Escolar é reconhecido junto ao MEC e se constitui em um programa destinado à diplomação de alunos que já concluíram pelo menos o Ensino Médio, interessados em obter tal habilitação profissional, para fins de atuação legal nessa carreira.

O conteúdo programático encontra-se atualizado e alinhado às mais recentes diretrizes emanadas dos órgãos reguladores em relação à profissão. O referido programa contempla a realização de parte do conteúdo em atividades práticas, conforme exigido pela legislação.

O Curso Técnico em Secretaria Escolar é reconhecido junto ao MEC – CEE conforme Parecer CEE-CE Nº354/2022 da Câmara de Educação Superior e Profissional. O referido curso está classificado no eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social. 

01.: O curso é totalmente online, inclusive a prova?
RESPOSTA: O curso é desenvolvido online, na modalidade a distância. Ou seja, as disciplinas são ministradas a distância, por meio da plataforma de EaD da Unieducar. A avaliação final é realizada presencialmente, por força da legislação, visando atender – especialmente - ao disposto no Art. 5º, I, da Resolução No. 488/2021 do Conselho Estadual de Educação do Estado do Ceará, que dispõe:

Art. 5º Na oferta de cursos na modalidade EaD, serão assegurados momentos presenciais
obrigatórios para:
I - Avaliação de aprendizagem dos estudantes;

02.: O curso tem/exige a elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC?
RESPOSTA: Não. Este curso não prevê a obrigatoriedade de elaboração de um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC. Mesmo assim, a instituição estimulará seus alunos para – caso desejem – produzirem artigos ou quaisquer outros tipos de trabalhos, a serem publicados na Revista Científica Semana Acadêmica ou em outros canais da instituição.

03.: O curso é reconhecido pelo MEC?
RESPOSTA: Sim. Este curso é plenamente reconhecido pelo Conselho de Educação do Estado do Ceará – CEE, conforme Parecer CEE-CE Nº354/2022 da Câmara de Educação Superior e Profissional. O Diploma de Técnico em Administração é válido em todo o Brasil e registrado junto à Unieducar e no MEC-SISTEC. Todos os Diplomas emitidos pela Unieducar recebem uma assinatura eletrônica que impede sua falsificação e adulteração, permitindo sua validação tanto junto à Unieducar como junto ao MEC.

04.: Como confiro se a escola e o curso são reconhecidos no site do MEC?
RESPOSTA: Para se certificar sobre a regularidade do curso e da Unieducar, como instituição de ensino credenciada junto ao MEC, siga as seguintes instruções:

Acesse o site do SISTEC/MEC em https://sistec.mec.gov.br/
No rodapé do site, clique no botão “Consulta pública das unidades de ensino”
No canto superior esquerdo, visualize a frase: "Selecione, no mapa, o Estado ou clique aqui para listagem completa.” Clique em “clique aqui”;
Selecione o estado “Ceará”
Selecione o município “Fortaleza”;
Digite CTrl+F para pesquisar. Digite Unieducar na caixa de busca;
Clique sobre o nome “Unieducar Inteligência Educacional” – Código SISTEC/MEC 49370
Pronto! Você consulta que temos esse curso cadastrado no SISTEC MEC

05.: Em quanto tempo consigo concluir o curso?
RESPOSTA: O tempo mínimo de integralização – pelo Catálogo Nacional de Cursos Técnicos - é de 1 ano e máximo de 3 anos.

06.: É possível concluir em menos tempo por aproveitamento de disciplinas?
RESPOSTA: Sim, desde que as disciplinas já cursadas tenham sido ministradas por Escolas Técnicas e estejam devidamente certificadas. A Unieducar fará o exame de aproveitamento analisando o programa das disciplinas já cursadas para avaliar quais dessas disciplinas podem ser aproveitadas. A partir dessa análise é que é possível aferir quanto tempo pode ser reduzido. Para saber mais sobre aproveitamento de estudos e disciplinas, sugerimos a leitura da Resolução 001 2022 - Aproveitamento de disciplinas e de competências em cursos Técnicos e da Resolução 007 2022 Regulamento de Aproveitamento de disciplinas e competências - cursos Técnicos e Pós Técnicos.

07.: O curso prevê estágio?
RESPOSTA: Não. A carga horária total do curso é de 1.200ha, sendo 792ha de carga horária teórica e 408ha de carga horária prática. Considerando que não há previsão de estágio supervisionado, a vinculação entre a teoria e a prática se dará – ao longo de todo o curso – pelo desenvolvimento da carga horária prática prevista, conforme estabelecido na Matriz Curricular, que atende a exigência de carga horária mínima por módulo, entre 20% a 50%, conforme detalhado. Dessa forma espera-se que o aluno desenvolva as competências e habilidades previstas no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos para essa formação.

08.: Ao final do curso tenho direito a qual documento?
RESPOSTA: O concludente faz jus ao Diploma de Técnico em Secretaria Escolar, além do Histórico Escolar, tanto na versão online quanto na versão física (em formulário da Unieducar). Não há qualquer tipo de cobrança adicional pela emissão desses documentos.

09.: Em quanto tempo recebo o Diploma e Histórico Escolar?
RESPOSTA: Em até 7 dias na versão online e a versão em papel em até 30 dias, a depender do envio pelos correios, ao endereço informado pelo aluno.

10.: O Diploma de Técnico em Secretaria Escolar dá direito a Registro Profissional?
RESPOSTA: Sim, ao diplomado como Técnico em Secretaria Escolar, devidamente registrado no MEC – SISTEC, é franqueada a solicitação de Registro Profissional, que deve ser feito junto à Superintendência do Trabalho e Emprego, Gerências e Agências Regionais.

11.: O curso disponibiliza tutoria online e presencial?
RESPOSTA: Sim. A tutoria será disponibilizada na modalidade online e, também na modalidade presencial. Na modalidade online, a tutoria se dá mediante comunicação entre aluno e professor / tutor pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA. O AVA permite a comunicação entre alunos e professores / tutores por meio de fóruns de discussão, tickets de tutoria e agendamento de videoconferências. Na modalidade presencial, a tutoria se dará a partir de prévia comunicação e agendamento entre aluno e professor / tutor pelo AVA. Após definição de dia/hora de atendimento, o professor / tutor comunica a instituição para que o espaço desejado seja reservado para o atendimento ao discente. Definido dia e hora, bem como após a confirmação de reserva de espaço, aluno e professor / tutor deverão se dirigir à sede da instituição para a realização do referido momento presencial.

Quer saber mais? Acesse a página do Curso online Técnico em Secretaria Escolar para fazer sua matrícula ou entre em contato com o nosso Time de Atendimento.
 

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AnexoTamanho
plano_de_curso_tecnico_em_secretaria_escolar_cee_-_mec_sistec.pdf426.17 KB
reconhecimento_do_curso_-_secretaria_escolar.pdf8.35 MB

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