Resolução Cursos no formato Estudo Dirigido Unieducar

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: sex, 26/07/2024 - 17:05

Resolução 001/2024 - Cursos no formato Estudo Dirigido Unieducar

Os cursos disponibilizados no formato de Estudo Dirigido via “Sala de Aula Invertida” são recomendáveis para os casos em que o aluno tem interesse de desenvolver um estudo em área bem definida, e para a qual não tenha sido desenvolvida uma trilha de aprendizagem específica.

A modalidade de estudo dirigido é uma abordagem educacional onde os alunos recebem orientação e recursos específicos para conduzir seus estudos de maneira independente, mas com suporte estruturado. Esta modalidade combina elementos de autoaprendizado com supervisão e orientação por parte de professores ou tutores. Alguns aspectos importantes do estudo dirigido que podem ser destacados:

1.: Planejamento Estruturado
Os alunos recebem um plano de estudo detalhado que especifica os objetivos, os recursos a serem utilizados, as atividades a serem realizadas e os prazos para a conclusão.

2.: Recursos e Materiais
A instituição fornece materiais didáticos, como livros, artigos, exercícios, videoaulas e outros recursos relevantes, para que os alunos possam estudar de forma autônoma.

3.: Orientação e Tutoria
Embora os alunos estudem de forma independente, eles têm acesso a tutores ou professores para tirar dúvidas, receber feedback e orientação ao longo do processo de aprendizagem.

4.: Autoaprendizagem e Autodisciplina
O estudo dirigido exige que os alunos desenvolvam habilidades de autoaprendizagem e autodisciplina, gerenciando seu tempo e esforço para cumprir os objetivos estabelecidos.

5.: Avaliação Contínua
O progresso dos alunos é monitorado através de avaliações contínuas, que podem incluir testes, trabalhos, projetos e outras formas de avaliação para garantir que os objetivos de aprendizagem estão sendo alcançados.

6.: Flexibilidade
Esta modalidade oferece flexibilidade, permitindo que os alunos estudem no seu próprio ritmo e de acordo com seus horários, o que é especialmente útil para aqueles que têm outras responsabilidades, como trabalho ou família.

7.: Interatividade e Colaboração
Em alguns programas de estudo dirigido, os alunos podem participar de fóruns de discussão, grupos de estudo e outras formas de colaboração online, promovendo a troca de ideias e o aprendizado colaborativo.

Em resumo, a modalidade de estudo dirigido é uma abordagem eficaz para alunos que desejam ou precisam de flexibilidade em seus estudos, mas ainda valorizam a orientação e os recursos estruturados fornecidos por uma instituição educacional.

A estruturação do curso será baseada no conceito de Sala de Aula Invertida, que inverte o modelo tradicional de ensino. Em vez de o conteúdo ser apresentado inicialmente em sala de aula, os alunos têm acesso aos materiais didáticos previamente, utilizando o tempo em sala para atividades práticas e interativas.

Com base no conceito da Sala de Aula Invertida, a instituição de ensino, considerando o conteúdo programático sugerido pelos alunos, desenvolve uma trilha de aprendizagem que pode incluir uma variedade de recursos instrucionais, como vídeos, postagens em blogs, e-books, podcasts, jogos, exercícios online, webinars, fóruns de discussão e tutoria ativa e/ou passiva.

É crucial destacar que esses recursos instrucionais podem ser compostos tanto por conteúdo autoral quanto por material de acesso livre, como links externos para artigos científicos em periódicos abertos, vídeos de acesso público, manuais oficiais disponibilizados por agências ou órgãos públicos e qualquer outro material que, sendo compatível e complementar ao conteúdo programático, possa agregar valor ao programa de desenvolvimento profissional.

Os alunos ou a turma interessada podem sugerir a inclusão de novos recursos instrucionais, baseados em suas pesquisas iniciais, para enriquecer o programa de qualificação.

O papel do professor/tutor é essencial para o desenvolvimento do programa, interagindo ativamente com os alunos para apoiar e incentivar o progresso no curso.

A instituição de ensino designará um tutor específico para acompanhar o desenvolvimento dos estudos dos alunos do início ao fim do programa. Esse tutor também será responsável por responder a eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo programático.

Essa metodologia pode ser aplicada tanto em ambientes presenciais quanto em modalidades de educação a distância, especialmente no formato de e-learning.

Essa abordagem é fundamental para construir uma nova relação de aprendizagem.

ATENÇÃO! Somente após a confirmação de interesse e realização do investimento é que a equipe de Gestão de Conteúdo será acionada para elaboração do respectivo conteúdo e disponibilização do link para realização da matrícula.

Se houver dúvidas ou precisar de mais esclarecimentos, entre em contato com o nosso Time de Atendimento, pois estamos à sua disposição. Será um prazer atendê-lo.
 

Time de Relacionamento Institucional Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.