Marketing Digital para Professores em EaD E-Learning

Juracy Braga Soares Junior
Publicado em: qua, 19/08/2020 - 17:24

Este artigo tem como objetivo orientar professoras e professores no desenvolvimento de ações práticas visando impulsionar a divulgação de sua página e cursos, a fim de que o docente possa - efetivamente - receber mais matrículas em seus programas de desenvolvimento profissional.

Tendo em vista que a Unieducar atua na área há mais de dezessete anos, algumas dicas estão configuradas para instrução de nossos docentes, embora sejam aplicáveis a qualquer professor que atue ou deseje atuar no ensino online.

Usando uma linguagem acessível, passamos a disseminar alguns conceitos imprescindíveis para gerar um posicionamento e presença online que se converta não só em tráfego qualificado, mas também e principalmente, em conversão, que é a monetização de seu conteúdo.

Para além desse conteúdo, sugiro a leitura de um outro artigo postado neste mesmo blog, intitulado Ensine Online. Nesse artigo damos mais uma série de informações sobre os primeiros passos para tal iniciativa. 

O principal conceito que devemos aprender para construir presença online é o de SEO. SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optmization (Otimização de Motores de Busca). E não só para o Brasil, mas para o mundo, quando falamos em “motores de busca”, podemos restringir o significado ao Google.

É importante você ter em mente que um site e uma página são seres vivos na Internet. Se não “exercitamos” esse “ser vivo”, há uma tendência de atrofia ou de crescimento prejudicado. A partir das dicas abaixo, vamos explicar o que é necessário (indispensável) fazer para manter essa “criatura” viva e gerando resultados.

Algumas das ações importantes para aumentar o tráfego para sua página – e que atendem os requisitos de SEO. São cinco dicas que detalho a seguir:

DICA 1.: PUBLICAÇÃO DE CONTEÚDO AUTORAL

Um dos requisitos que o Google avalia para ranquear uma página é a publicação de conteúdo autoral. Isso pode ser resolvido com a publicação de pequenos artigos – pelo professor – em sua própria página, tratando de temas relativos aos cursos que oferece na plataforma da Unieducar.

Na página de cada professor - na plataforma da Unieducar - há uma área, logo abaixo de seus cursos, onde são exibidos seus artigos. Se o professor não escreveu qualquer artigo para a sua página, o site exibe a seguinte mensagem: “Não há resultados de artigos do(a) professor(a).” Outra opção é a publicação de artigos no Blog Unieducar com até 3 links para seus cursos.

Então, a situação ideal seria que o professor escrevesse – pelo menos uma vez por mês – um pequeno artigo de opinião tratando de algum tema já abordado em seu curso, com um link para um ou mais cursos que desenvolve na Unieducar.

Quer uma dica? Então vou lhe dar duas! Acesse dois de meus artigos onde trato de temas relacionados a dois cursos que eu tenho na plataforma. Num desses artigos eu dou 7 dicas para se proteger de golpes na internet, onde embuto links para acesso a cursos de Certificação Digital e Segurança da Informação, por exemplo.
 

Em outro artigo intitulado Direito Eleitoral e os Desafios na Era das Fake News, eu já faço uma avaliação desse tipo de problema, indicando – por links embutidos – a oportunidade de ampliar o acesso ao conteúdo referenciado matriculando-se no curso de mesmo título.
 

Para ter seu artigo publicado no Blog Unieducar – como professor de nossa instituição - basta escrever e enviar o artigo para professorparceiro@unieducar.org.br que nosso time se encarrega de publicar em sua página. A partir daí, aquele artigo é divulgado pela Unieducar em seu mailing list e passa a ser sensibilizado pelo Google a partir do 2º ou 3º mês, atraindo naturalmente (desde que o assunto interesse) alunos para a sua página e eventualmente para seus cursos.

DICA 2.: CONSISTÊNCIA NA PUBLICAÇÃO
Não basta publicar um artigo e pronto. Não! Os motores de busca avaliam permanentemente a “atividade” no seu site/página. Isso significa que quanto melhor for a frequência de publicação, melhores serão os resultados alcançados.

Então, dedique 15 minutos por semana, produzindo até 5 mini artigos por mês, tratando de assuntos relacionados aos seus cursos e – principalmente – contendo links para seus cursos ao longo do texto. Essa é a situação ideal. Caso não atinja esse número, se escrever algo entre 1 a 4 artigos, já é melhor do que nada, não é mesmo?

A maneira correta de construir o link é escrevendo uma frase que tenha o mesmo título do curso. Por exemplo, se eu quiser linkar para o meu curso de Certificação Digital e Segurança da Informação, eu teria que escrever – no meu artigo – uma frase assim: “Atualmente com um grande volume de transações sendo realizado de modo online, é cada vez mais importante tomarmos medidas como as de Certificação Digital e Segurança da Informação visando conferir estabilidade, integridade e não-repúdio às assinaturas eletronicamente aplicadas, por exemplo.”

Observe que se você clicar no link acima, esse leva para um curso que tem exatamente este nome: “Certificação Digital e Segurança da Informação”. Esse tipo de conformidade fortalece o link e gera mais relevância frente aos motores de busca.

Se eu escrevo um artigo sobre o tema objeto de meu curso que tem como título: Qualidade no Atendimento Aplicada ao Serviço Público, eu poderia escrever um parágrafo com o seguinte teor:

“A cada dia que passa, a sociedade se conscientiza de sua legitimidade para cobrar, cada vez mais, qualidade no atendimento aplicada ao serviço público, já que é a própria Sociedade que financia o Estado.” Observe que a frase inserida no parágrafo acima é exatamente igual ao título do curso para o qual o link direciona tráfego.

DICA 3.: IMPULSIONAMENTO EM REDES
Mesmo com o trabalho que a Unieducar já realiza diuturnamente com campanhas dinâmicas junto ao Google e outras empresas e ferramentas de marketing digital, é importante que o docente realize também seus próprios impulsionamentos em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter) e profissional (LinkedIn).

Investimentos baixos podem gerar retorno de até dez vezes o aplicado. Isso é realidade para muitos de nossos professores que realizam – por conta própria – seus impulsionamentos em suas redes.

Mesmo que não queira fazer impulsionamento pago, o professor pode fazer impulsionamentos gratuitos em suas redes, simplesmente divulgando consistentemente seus cursos e pedindo que seus seguidores compartilhem seus posts.

A principal dica, contudo, permanece: se você não cuida de seu conteúdo, colherá pouco resultado. Isso é ruim não só porque você acha que fatura pouco. É ruim porque a tendência é que fature cada vez menos, já que os motores de busca vão “perceber” que aquela página está “abandonada” e deixará de exibir nos resultados de busca.

DICA 4.: LINKS EMBUTIDOS
Um outro requisito de relevância que o Google usa para ranquear páginas na Internet é a existência de links embutidos. Um link embutido indica – para o motor de busca – que o seu conteúdo é tão bom que outros sites decidiram “endossar” para os seus leitores. Isso demonstra autoridade na Web.

A Unieducar conseguiu amealhar – ao longo de seus mais de 17 anos de história, links embutidos nas seguintes instituições: Link em site do Governo Federal:
https://www.gov.br/pt-br/todosportodos/cursos-de-capacitacao-a-distancia...
Link no site da Revista Exame:
https://exame.abril.com.br/carreira/7-cursos-online-e-gratuitos-para-dom...
Link no site do IFRS Instituto Federal de Educação RS:
https://ifrs.edu.br/wp-content/uploads/2017/07/PAC-IFRS-2018-1.pdf
Link no site da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
https://www.educacao.sp.gov.br/noticia/tecnologia/aprenda-excel-de-forma...
Link no site da SERASA:
https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/suas-economias/estude-de-graca/
Link no site do UOL Meu Negócio:
https://meunegocio.uol.com.br/academia/gestao-de-empresas/10-cursos-grat...
Link no site Catraca Livre:
https://catracalivre.com.br/educacao/600-micro-cursos-on-line-e-gratuito...
Link no site da Justiça Militar da União – Superior Tribunal Militar:
https://ead.stm.jus.br/dipes/mod/page/view.php?id=690
Link no site da Fundação Telefônica:
http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/6-plataformas-para-aprender-li...

Então, se você – como professor – tem algum contato com algum órgão público, associação, sindicato ou empresa, pode pedir que insiram links – para a sua página - em seus sites. Pode parecer bobagem, mas isso gera ponto de relevância que é crucial para o ranqueamento de SEO.

DICA 5.: LINKS PARA SEUS CURSOS
Em todas as suas plataformas nas quais mantenha e cultive presença online, disponibilize links amigáveis para que seus amigos / leitores /seguidores possam clicar e acessar sua página.

No LinkedIn é possível deixar links clicáveis em todas as descrições de seus posts. Da mesma forma funcionam o Facebook e o Twitter. Já no Instagram, essa permissão não é dada para textos de legendas. Mas há a possibilidade de inserir links clicáveis na Bio.

Em seu site / blog (caso tenha) você deve dispor um botão “Cursos Online” para que os seus leitores possam acessar sua página de cursos na Unieducar. Além de favorecer o tráfego direto, eventualmente gerando conversão, é um ponto de ranqueamento como link embutido.

Visite nosso blog e leia mais de meus artigos. Quero saber se você ainda tem dúvidas. Basta enviar seus questionamentos para o meu e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br .

Prof. Dr. Juracy Soares
É professor fundador da Unieducar. É fundador e Editor Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica.
Graduado em Direito e Contábeis; Especialista em Auditoria, Mestre em Controladoria e Doutor em Direito; Possui Certificação em Docência do Ensino Superior; É pesquisador em EaD/E-Learning; Autor do livro Enrqueça Dormindo.

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.