Especialização Técnica: O que é e quais as vantagens

Time de Gestão de Conteúdo
Publicado em: seg, 11/04/2022 - 08:36

Os cursos de Especialização Técnica – também chamados de Pós-Técnicos – são o equivalente das Pós-Graduações de Nível Superior para os cursos Técnicos de Nível Médio. Ou seja, são programas de qualificação profissional – focados em áreas específicas do conhecimento – que proporcionam um estudo mais aprofundado naquele conjunto de expertises profissionais demandados pelos participantes.

Essas Especializações Técnicas, apesar de serem classificadas pelo MEC como cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, podem receber matrículas de alunos que detém requisitos superiores aos mínimos exigidos pela legislação vigente.
 

Dentre as características descritas pelo Ministério da Educação – MEC para esses cursos, podemos destacar:

• São cursos voltados aos concluintes dos cursos técnicos
• Têm carga horaria mínima de 25% da respectiva habilitação profissional
• Propiciam domínio de novas competências no segmento profissional

O Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação se constitui, pois, um documento balizador para a formatação, oferta e desenvolvimento desses programas.

A Escola Técnica da Unieducar lançou programas de Especializações Técnicas destinadas a atender os profissionais que - já possuindo o Diploma de Curso Técnico e até de Nível Superior – têm interesse em se especializar em determinada área profissional.

Para saber quais são os programas disponíveis para matrículas, bem como para saber quais são os requisitos mínimos exigidos pela legislação para ingressar nesses, acesse a página:

Cursos Técnicos e Pós-Técnicos Unieducar
 

E se tiver alguma dúvida sobre o assunto, inclusive sobre quais os programas podem ser objeto de matrícula, acesse nosso Perguntas e Respostas sobre Cursos Técnicos e Pós-Técnicos.
 

Time de Tutoria e Gestão de Conteúdo Unieducar

Nota do editor: os textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais iconográficos publicados no espaço “opinião” não refletem necessariamente nosso pensamento, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.