Publicado em: qua, 13/01/2021 - 17:44
As recomendações contidas neste artigo são orientadas para a maximização de sua presença online. Obviamente quando uso o termo “maximização”, penso em como essa presença pode render – ao fim e ao cabo – benefícios financeiros. Isso mesmo, porque se há uma métrica importante que devemos levar em conta, é a de remuneração pela entrega de nossa expertise profissional. Atente também que alguns termos que cito podem demandar explicação. Por isso mesmo tomei o cuidado de referenciar em forma de glossário ao final do texto.
De que adianta se esmerar em sua presença online se você não atenta para instalar os plug-ins(1) que vão lhe proporcionar usufruir da monetização que esse tipo de medida pode (deve) gerar? De que adianta ter muitos seguidores em várias redes sociais e profissionais se você não orienta esse tipo de ativo na direção do usufruto financeiro?
CURSO ÉTICA, ETIQUETA E MARKETING PROFISSIONAL
É sobre isso que vamos conversar hoje. Obviamente não há como destrinçar tudo em um único e-book. Mas a essência está aqui. Se desejar mais detalhamento, sugiro que acolha as recomendações de cursos online que vou soltar pelo caminho, certo? Vamos às dicas, então.... Afinal, o que os profissionais que se destacam mais que a maioria fazem para transformar presença digital em posicionamento profissional e, principalmente, em remuneração?
Tenho um amigo que admiro muito, não só no campo pessoal, como profissional. Seus estudos conduzidos em nível de Doutorado acabaram baseando importantes propostas de avanços legislativos no Brasil. Ocorre que, ao procurar citá-lo em um de meus artigos, tive dificuldade em fazê-lo. E isso por uma razão bastante simples: esse meu amigo não possui um site que o referencie junto aos pesquisadores e estudiosos que buscam informações sobre seu perfil profissional e até mesmo sobre seus estudos. Para citar sua obra, recorri a um site de uma instituição que publicou uma de suas apresentações em PowerPoint.
A citação a que me refiro – feita em texto de artigo publicado online – disponibilizaria um hyperlink(2) para seu site pessoal ou profissional, ou até mesmo para o seu perfil em uma rede profissional, como é o caso do LinkedIn(3). No caso, esse meu amigo possui – pelo menos – um perfil no LinkedIn, mas não há publicações e/ou referências com hyperlinks para que os interessados acessem sua produção intelectual e profissional.
Outra coisa importante a destacar quando falamos em você possuir um site é o fato da escolha de qual nome de domínio - ou simplesmente - domínio usar. Por incrível que pareça, poucos profissionais têm noção de que podem adquirir um domínio próprio como: meunome.com.br. Um site é geralmente associado a empresas e poucos profissionais se dão conta – sequer – que é possível e altamente recomendável a aquisição de um domínio do tipo acima indicado ou com sufixos específicos como: meunome.med.br para Médicos, meunome.prof.br para Professores, meunome.cnt.br para Contadores, meunome.adv.br para Advogados, e por aí vai. Se quiser acessar a lista completa de sufixos disponíveis no Brasil, vá até o Registro.br em domínio – categorias.
E, como uma coisa liga outra, o fato é que se você tem um domínio do tipo meunome.com.br, poderá formatar seu endereço de e-mail de qualquer uma dessas formas, por exemplo: meunome@ meunome.com.br ou com o sufixo profissional que você escolheu, conforme sua atuação. Eu poderia usar um e-mail derivado de um site com domínio profissional específico, do tipo juracysoares@juracysoares.pro.br, por exemplo.
É óbvio que muitos profissionais preferem se apresentar por meio de suas empresas, e por isso mesmo cuidam para que o site no qual constem suas informações de perfil profissional etc. Nesse caso, é altamente recomendável que você configure um Blog para postar rotineiramente sua produção intelectual em forma de artigos científicos ou de opinião. Voltaremos ao assunto até o final deste e-book.
Outro dia acabei constatando que há muita desinformação e desconhecimento sobre a possibilidade de criar e manter um currículo na plataforma Lattes/CNPq(4). Dentre as diversas vantagens que ter um currículo Lattes atualizado, uma é básica: manter a sua vida acadêmica e profissional 100% documentada, atualizada online (gratuitamente) com todos os hyperlinks, datas de produção e atividades, atuação profissional etc. O acesso e consultas à referida plataforma é 100% gratuito e livre. E por isso mesmo eu uso também o link para meu Lattes em minha assinatura de e-mail, para que as pessoas que se correspondem comigo possam ter uma visão do que eu produzo profissionalmente. Se você deseja acessar meu currículo na plataforma Lattes/CNPq é só clicar no link: Lattes Juracy Soares.
Se quiser saber mais sobre currículo Lattes, acesse curso online Currículo Lattes CNPq – Elaboração e Manutenção, onde ensino como fazer o seu currículo na plataforma Lattes do CNPq.
Muitos profissionais acreditam que, pelo fato de possuírem um perfil no Instagram e/ou Facebook, podem prescindir de um site próprio, personalizado, com a indicação de seu perfil, serviços oferecem, cases e/ou testemunhais de clientes, e o principal: os links para que seus clientes comprem o que você vende. Essa é uma das coisas mais importantes, frequentemente negligenciada por mais de 90% dos profissionais que possuem site.
Sempre que ministro cursos a profissionais e empresas, abordando essa questão, repito a seguinte frase que criei para gerar uma chamada para ação: “Se o seu cliente não consegue comprar o que você vende às 2 horas da manhã de um domingo, então há muito o que fazer”.
Um profissional sem site ou perfis profissionais atualizados é um fantasma. As pessoas podem até já ter ouvido falar, mas a possibilidade de esbarrar com ele é cada vez mais remota. Como é mesmo aquele ditado popular? Ah! “Quem não é visto não é lembrado”. E um profissional com um site onde não é possível comprar o que ele vende, é uma fortaleza medieval, com muralhas e um fosso ao seu redor, com tudo para dificultar o acesso do cliente ao seu produto. E com o profissional gritando do alto de uma das torres de observação: “Você até pode me ver, mas jamais conseguirá comprar de mim, seu otário!”.
Eu mesmo, assim como outros professores que ministram aulas pela plataforma de e-learning da Unieducar mantenho uma página profissional no site onde estão disponíveis os cursos que ministro online, para que os meus alunos não só me encontrem, como também possam se matricular em meus programas de qualificação profissional. Acesse minha página em Professor Juracy Soares. A boa notícia para você é que, caso tenha interesse em monetizar seu conhecimento, pode começar acessando a página: Quero publicar meus cursos. Esse é o tipo de ação que automatiza a monetização de seu conteúdo em forma de objeto instrucional.
Se você tem interesse em mudar de carreira, aqui vai uma dica de leitura. No artigo 8 Dicas para migrar de carreira, disponível no Blog da Unieducar, com dicas de cursos online que vão lhe ajudar nessa missão.
Para não estender esse tópico, uma última sacada: entenda que um perfil em uma rede social é como um terreno alugado ao Mark Zuckerberg, ao Google ou a qualquer outra corporação que detém o domínio dessas redes. Já um site é a sua casa própria, onde você pode expor o que quiser, da forma que desejar. Só um alerta: atente para o fato de que – mesmo em seu site – você terá que seguir as regrinhas do algoritmo de buscas do Google, se quiser ver a iniciativa gerar bônus financeiros. Nesse assunto, o SEO(5) é o Rei! E, para fechar o tópico, a dica de programa online que pode entregar mais conteúdo de valor sobre o assunto é o curso Marketing de Relacionamento e de Serviços Profissionais.
Prof. Juracy Soares - e-mail: juracy.soares@unieducar.org.br. Fundador da Unieducar Universidade Corporativa. Doutor em Direito; Mestre em Controladoria; Especialista em Auditoria; Graduado em Direito e Contábeis. Certificado em Docência do Ensino Superior; Pesquisador em e-Learning. Editor-Chefe da Revista Científica Semana Acadêmica (www.semanaacademica.org.br). Professor universitário e palestrante internacional. Escritor, autor do livro Enriqueça Dormindo.
REFERÊNCIAS/GLOSSÁRIO:
I.: Plug-in – Para os fins deste artigo, considere que um plug-in é uma ação, medida, providência ou ferramenta que facilita algo. Pode ser em termos de automação, otimização, aceleração ou qualquer outra forma de instalar vantagem competitiva.
II.: Hyperlink - https://sites.google.com/site/sitesrecord/o-que-e-um-hiperlink
III.: LinkedIn - https://pt.wikipedia.org/wiki/LinkedIn
IV.: plataforma Lattes/CNPq - https://pt.wikipedia.org/wiki/Plataforma_Lattes
V.: SEO – Search Engine Optmization - https://pt.wikipedia.org/wiki/Otimiza%C3%A7%C3%A3o_para_motores_de_busca