3 erros que a maioria das pessoas comete ao criar seu primeiro curso online

Leandro Ap. Maiotte da Silva
Publicado em: sex, 09/07/2021 - 14:27

Os cursos online são extremamente populares hoje. Qualquer empresa/pessoa pode criar e vender seu próprio curso online para aumentar seu alcance, construir um público, compartilhar sua experiência com o mundo e obter um bom lucro.

Aqui estão três erros comuns que a maioria das pessoas geralmente comete ao criar seu primeiro curso.

  1. Criar o curso que VOCÊ deseja
    (não o curso que seu público precisa)

Você pode ter muito conhecimento em uma área específica que pode ensinar a outras pessoas. 

Você pode pensar que sabe exatamente que tipo de curso seu público gostaria. 

Mas é um erro fatal criar o curso que você deseja em vez do curso de que seu público precisa. 

Você pode criar um curso excelente com base no que acredita que deveria ensinar, mas é improvável que alcance um grande número de pessoas ou gere lucro. 

E então, qual é o ponto?

Você terá um curso altamente informativo onde ninguém se inscreve.

Em vez disso, você deve começar considerando seu público-alvo e para isso pode responder às três perguntas abaixo:

  • Com que problemas eles estão lutando? 

  • O que eles precisam saber? 

  • Quais são seus interesses?

Após ter algumas ideias, pense em como você pode ajudá-los. Tente combinar as necessidades do seu público com suas habilidades e conhecimentos. 

Por exemplo, você pode descobrir através de pesquisas que os assinantes da sua lista de e-mail desejam saber mais sobre como usar o LinkedIn. 

Você pode pegar seu conhecimento e experiência com o LinkedIn e criar um curso que ensina como configurar um perfil e usá-lo.

  1. Tornar seu curso muito longo

Naturalmente, você tem uma grande quantidade de conhecimento que deseja transmitir aos participantes do curso. Também faz todo o sentido que um curso mais longo seja mais rentável. 

Um curso longo e completo oferece mais valor aos participantes.

O problema é que se seu curso for muito longo, pode sobrecarregar seus alunos. Você pode perder alguns deles ao longo do caminho. 

Os melhores cursos são bem focados. Eles ensinam o que precisam ensinar para que os alunos superem os problemas com os quais estão lutando. 

Seu curso deve ser longo o suficiente para fazer isso.

A duração ideal para um curso online é de cinco a sete módulos. Cada módulo deve ter de três a cinco etapas ou pequenas seções. 

Cada curso tem suas próprias necessidades estruturalmente, portanto, esta é apenas uma diretriz. 

Se você julgar que seu curso tem mais de três a cinco módulos, tente dividi-lo em dois cursos. Se houver uma relação sequencial, você pode criar as partes um e dois, por exemplo.

Agora se o curso for um pouco longo demais e você achar que as informações são muito valiosas, você pode remover um módulo e oferecê-lo como material complementar, um bônus adicional ou um recurso adicional para os participantes.

  1. Colocar todo o seu esforço no curso, mas economizar no marketing
     

É preciso muito trabalho para montar e executar um curso online, mas você não pode se esquecer de comercializá-lo. Antes mesmo de começar a planejar a estrutura e conteúdo do seu curso, certifique-se de ter um plano de marketing sólido. 

Como você apresentará seu curso ao seu público-alvo? 

Como você vai anunciar e divulgar? 

Quais canais de marketing você usará e como os usará? 

Se você tem um tópico que se alinha aos interesses do seu público-alvo, um curso bem focado e um plano de marketing em vigor, você tem praticamente a garantia de um curso de sucesso.

 

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